pt src= Dani Nurse Blog: Evite que seu bichano tenha problemas de saúde por conta dos próprios pelos

sábado, 17 de abril de 2010

Evite que seu bichano tenha problemas de saúde por conta dos próprios pelos


Quem tem um gato possivelmente já se assustou quando o viu vomitando repentinamente pela casa. Contudo, antes de ficar alarmado e tomar alguma providência, é preciso saber o motivo. E, na maioria dos casos, é resultado de uma simples bola de pelo, pois como se sabe o gato se lambe e ingere pelo involuntariamente.

A língua de um gato parece uma lixa. Essa característica pode ser percebida ao passar o dedo, o que se deve a pequenos filamentos, que prendem o pelo lambido – que depois é engolido. Se o pelo do bichano se acumular no estômago sem passar para o trato intestinal, ele vomitará, o que é um recurso natural para se livrar de resíduos não digeríveis.

Para conseguir identificar melhor se o seu gatinho tem esse tipo de problema, procure observar se ele vomita um material repleto de pelos e se, ao expelir a comida imediatamente depois de comer, tenta alimentar-se novamente para se recompor. Também é aconselhável observar se há pelos nas fezes, e, em último caso, tente notar se ele perdeu o apetite e o peso.

Se a situação se agravar, o dono deverá procurar um médico veterinário para uma avaliação mais completa. Contudo, é possível ajudar seu gato em alguns casos. Primeiramente, tire toda a comida e água dele imediatamente. Se o material vomitado contém sangue e cheiro ruim, entre em contato urgente com o veterinário.

Se não for o caso, coloque uma ou duas colheres de vaselina branca na boca e nas patas do gato para que ele se lamba e nunca dê óleo mineral. Por último, repita o tratamento com a vaselina branca uma vez ao dia enquanto o gato apresentar o problema. Se o problema persistir por mais dois ou três dias, leve-o ao veterinário. 


Fonte: Pet Friends

Nenhum comentário:

Postar um comentário