pt src= Dani Nurse Blog: Momento Pet: Não acorde seu pet, pois ele pode estar sonhando

domingo, 4 de julho de 2010

Momento Pet: Não acorde seu pet, pois ele pode estar sonhando


Se alguma vez você constatou que seu cachorro ou gato se mexe ou emite sons enquanto dorme, não se assuste, pois esse comportamento é considerado normal, pois seu bichinho de estimação pode estar sonhando, como acontece com os humanos.

Na verdade, apesar das pesquisas feitas na área, por enquanto ainda não é possível saber se cães e gatos realmente vivenciam situações do cotidiano enquanto dormem. Afinal, eles ainda não são capazes de descrever exatamente suas experiências durante sessões de análise de sonhos! Apesar disso, é possível fazer suposições baseadas nos padrões de ondas cerebrais observados durante o sono dos pets.

O período do sono no qual o cérebro está mais ativo é conhecido como sono REM. Enquanto nem todos os organismos passam pelo sono REM, a maioria dos mamíferos o faz. Uma vez que os cães e gatos são mamíferos – e que foi descoberto que suas ondas cerebrais são muito semelhantes às dos humanos quando nós experimentamos o sono REM –, não é absurdo acreditar que eles também passam pelo sono REM, sonhando com os eventos ordinários e extraordinários do dia a dia.

Outro dado interessante é que a quantidade de sono nos animais é inversamente relacionada ao grau pelo qual a espécie se preocupa com o perigo predatório. Ou seja, os mais vulneráveis a predadores tendem a dormir menos. Alguns animais grandes, como elefantes, vacas e cavalos, também dormem pouco, pois gastam grande quantidade de tempo estocando alimentos. 


Fonte:Pet Friends 

Nenhum comentário:

Postar um comentário