pt src= Dani Nurse Blog: Tracunhaém entregue a própria sorte

domingo, 12 de dezembro de 2010

Tracunhaém entregue a própria sorte


Definitivamente uma das cidades mais famosas do Brasil, conhecida pelos seus artistas e seus trabalhos artesanais está passando pelo pior período de todos os tempos. A cidade de Tracunhaém está entregue a própria sorte! Falta d'água, falta de verba e roubo marcaram o ano de 2010 para a querida cidade.
Na madrugada de 20 de maio deste ano a Igreja Matriz de Santo Antônio foi invadida por bandidos que roubaram quatro imagens de madeira feitas há 200 anos: sagrado coração de Jesus, Santa Ana, Nossa Senhora da Apresentação e Santo Antônio. A maior delas, com um metro de altura, ficava no altar mor. Os bandidos também tiraram os panos que ornamentavam o local. Ficou clara a falha da segurança naquele local.

Mêses depois 184 funcionários concursados da prefeitura foram exonerados. A justificativa da prefeita Graça Lapa era acatar o alerta dado pelo Tribunal de Contas do Estado para que fosse feito um ajuste de “cortar ao menos 1/3 do percentual exedente, tendo em vista que a folha de despesa de pessoal de Tracunhaém representa 59,96 %” da receita Corrente Líquida (RCL). Sem ter o que fazer a prefeita teve que exonerar funcionários causando um enorme rebuliço e  foi acusada inclusive de perseguição política. A oposição aproveitou para cair em cima com gosto de gás.. O Drº Carlos Lapa marido da prefeita alegou que na administração anterior fora realizado um concurso que empregou uma quantidade de funcionários acima do que a cidade de 16 mil habitantes era capaz de comportar. No final tudo foi parcialmente resolvido, os funcionários foram readimitidos mas a prefeita em uma saia justa ficou sem ter como investir muito na pequena cidade já que a verba está destinada a pagar o excesso de funcionários.

E agora os moradores daquela cidade estão se vendo em situação caótica de falta d'água. O transtorno se dá a mais de 15 dias. O fato prejudica inclusive a principal atividade econômica da cidade que é o artesanado de barro, já que é necessário bastante água para realizar o trabalho e a atividade está parada atualmente. A prefeita Graça Lapa disse que já pediu uma solução por parte da compesa e as alegações da distribuidora pela falta d'água são diversas, vão desde a falta de pagamento da conta pelos moradores até 
vazamentos na adutora que abastece o município estariam causando o problema, mas obras reparadoras já foram realizadas para resolver essa questão. E também ligações clandestinas na tubulação: algumas já foram identificadas pela compesa e outras estão sendo investigadas. Por isso o abastecimento está comprometido.

Atualmente carros pipas abastecem a cidade, alguns particulares, porém são poucos que tem condições de comprar e 12 oferecidos pela prefeitura, mas que antes abastecem instituições como hospitais e escolas. Daí o restante é destribuído e o que se vê são as pessoas desesperadas para conseguirem o que podem, é como se fosse água no deserto! Está uma calamidade só. E estamos esperando a resolução do problema...

É lamentável...

Um comentário:

  1. essa prefeita é muito incopetente a melhor prefeita de tracunhaem chama-se.tereza barbosa

    ResponderExcluir