pt src= Dani Nurse Blog: Deputada Federal Luciana Santos marca presença na programação do mês da mulher em Lagoa do Carro e prefeita Judite Botafogo dá notícia em primeira mão

domingo, 18 de março de 2012

Deputada Federal Luciana Santos marca presença na programação do mês da mulher em Lagoa do Carro e prefeita Judite Botafogo dá notícia em primeira mão

Na última sexta-feira(16), aconteceu no Clube Municipal de Lagoa do Carro com a presença da deputada federal Luciana Santos(PCdoB), uma palestra sobre "A importância da Mulher no cenário político" que discutiu entre este tema, todos os desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade e todas as conquistas, entre elas o voto feminino, que este ano completa 80 anos.

As Secretárias de Mulher Marta Virgínia, de Lagoa do Carro, e Rose da cidade de Passira estiveram presentes e Rose deu ênfase a busca pela igualdade de direitos entre os sexos, afirmando o direito de ir e vir das mulheres fazendo suas próprias escolhas sendo respeitadas como for.

A Jovem Ana Karine, ressaltou que a participação da mulher na política não pode ser restrita apenas ao voto.

Isabel Gonçalves, Secretária de Turismo de Lagoa do Carro lembrou que o atual momento vivido pelas mulheres é um marco citando exemplos: "Temos aqui em Lagoa do Carro a primeira prefeita mulher e Dilma Rousseff a primeira presidenta do Brasil" disse ela entre outras. 
.
Também no evento esteve presente a senhora Zita Barbosa presidente do CEMU(Centro de Mulheres urbanas e rurais de Lagoa do Carro e Carpina), que evidenciou o destaque que as mulheres vem obtendo com a tapeçaria na moda e da pretensão de alçarem vôos mais altos e participarem de feiras de tapeçaria internacionais.

No evento onde foram entregues as carteirinhas das mulheres artesãs da cidade  de Lagoa do Carro, oficializando o registro de todas, a prefeita da Judite Botafogo, destacou ações do seu governo que depois de implantadas beneficiam as mulheres Lagoenses do Carro e deu em primeiríssima mão a notícia de que a prefeitura fechou dois convênios com o governo e serão construídas duas creches para que suas mães possam deixar seus filhos e irem trabalhar e será implantada ainda na cidade a Casa da Juventude, dizendo que acabara de receber uma ligação do Recife, da equipe responsável do governo com a finalidade de saber onde será o espaço cedido pela prefeitura para a construção dos projetos.
 Judite  Botafogo lembrou ainda que em sua gestão o secretariado é composto por cinco mulheres e parabenizou as garis da cidade dizendo que depois que aumentou o número de mulheres nessa função a cidade ficou mais bonita, limpa e organizada e terminou seu discurso dizendo que a meta é conseguir igualdade. 
Ainda presente representando a Secretaria de Saúde do município, a senhora Ninha Botafogo.

Mas engana-se quem pensa que o evento foi restrito as mulheres. O professor Marcos, representante do PETI, leu uma bela poesia para as mulheres e os vereadores Zé Luíz e o presidente da Câmara daquela cidade Josivam, também marcaram presença parabenizando todas as mulheres.

Para finalizar o evento, a deputada federal Luciana Santos com o discurso mais esperado do evento ressaltou suas maiores preocupações: assistência a saúde da mulher, dizendo que é inadmissível que haja um alto índice de mortalidade materna e na maioria dos casos o motivo seja pressão alta, citou ainda o apoio a prevenção do câncer de colo de útero e mama. "É inadmissível que em pleno século XXI ainda se morra tanto por tais motivos. Se fosse uma fatalidade por exemplo, como um desastre de carro, mas de algo que pode ser evitado..." disse ela que também disse ser preocupante  a triste realidade do número de mulheres mortas durante o ano, e 70% da vezes vítimas de seus companheiros ou ex. A deputada lembrou a responsabilidade que a própria mulher tem diante de tais estatísticas: "É preciso que haja mudança cultural de que a mulher é propriedade do homem, é preciso que haja mudança de atitude delas, que haja capacitação para que se tornem independentes financeiramente..." e disse achar muito importante a criação de cooperativas que realizam capacitações. 

A deputada também lembrou dos avanços entre eles o projeto Minha Casa Minha Vida que dá prioridade a entregar as chaves dos imóveis nas mãos das mulheres que outrora conseguiam ser beneficiadas por projetos do gênero mas muitas vezes tinham suas casas vendidas pelos seus companheiros voltando a estaca zero. Luciana também citou o espaço de 40% que a mulher ocupa hoje na atividade econômica do país, e ainda lembrou nomes  de mulheres que são destaque na política como o da senadora Marta Suplicy, primeira vice-presidente do Senado, Rose de Freitas primeira vice-presidente da Câmara, Dilma a primeira Presidenta da República, além da prefeita de Lagoa do Carro Judite Botafogo e suas secretárias que disse ser um governo rosa choque.

Após o evento Luciana Santos que é a única mulher Deputada Federal representando Pernambuco em Brasília e tem o título de cidadã Lagoense do Carro  terminou sua visita fazendo um tour pela cidade acompanhada da prefeita Judite Botafogo e outros para verificar as novas obras da cidade como o campo de futebol.

Segue fotos, para ampliar é só clicar na foto desejada. 

Simpática  a deputada Luciana Santos chega ao evento
Marta Virgínia Secretária da mulher fala aos presentes
Rose, Secretária da Mulher da cidade de Passira
Ninha Botafogo
Professor Marcos
Ana Karine com  a Deputada Luciana Santos
Secretária de Turismo Isabel Gonçalves




Presidente do CEMU, Zita Barbosa


Prefeita Judite Botafogo

Carteirinhas foram entregues as artesãs
Vereador Zé Luíz
Vereador Josivan
Representante das mulheres da terceira idade fala à deputada

Deputada Federal Luciana Santos









A deputada faz um tour em alguns lugares sugeridos pela prefeita Judite Botafogo:
No Centro de Desenvolvemento sustentável
No campo de futebol


Nenhum comentário:

Postar um comentário