pt src= Dani Nurse Blog

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Atenção, feras, domingo é dia de redação! O primeiro dia das provas da terceira etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) vai testar a capacidade de escrita dos candidatos. O texto, que deve ser escrito na modalidade dissertativa-argumentativa, pode ter de 20 a 30 linhas, e, no mínimo, três parágrafos. Diferentemente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - realizado no último fim de semana - o estudante não precisa apontar soluções para o problema proposto. A redação da universidade estadual costuma versar sobre temas mais filosóficos e subjetivos, cobrando uma postura mais crítica do participante.

Uma pontuação que varia de 0 a 4 vai julgar a capacidade gramatical do aluno, ou seja, seu conhecimento sobre a norma culta da língua portuguesa. Os argumentos que dão suporte à linha de pensamento escolhida e a capacidade textual do fera serão julgados numa escala de 0 a 6 pontos. “O fera deve dominar a língua padrão e escrever um texto com coerência, coesão e argumentos sólidos. A estratégia argumentativa na redação da UPE é mais livre que na do Enem porque o candidato não precisa apresentar uma solução ao problema”, explicou a professora de redação do Colégio Motivo Carla Carmelita.


Além da redação, os candidatos também realizam neste domingo os testes de matemática, português, língua estrangeira e filosofia. Serão 12 questões de matemática, 12 de português, dez de línguas estrangeiras e oito de filosofia, todas de múltipla escolha. Na segunda-feira, os feras vão responder a 58 perguntas de física, química, biologia, geografia, história e sociologia.

As provas serão realizadas em quatro horas e meia. Os portões são fechados às 8h, e a avaliação começa às 8h15, terminando às 12h45. Os candidatos só podem sair das salas a partir das 11h15. Eles devem levar o cartão informativo, um documento oficial de identidade com foto e uma caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Aparelhos eletrônicos, celulares ou outros dispositivos móveis estão proibidos.
Com informações do Pernambuco.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário