pt src= Dani Nurse Blog: Trabalhadores da Pesquisa de Emprego e Desemprego fazem protesto na Assembleia Legislativa

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Trabalhadores da Pesquisa de Emprego e Desemprego fazem protesto na Assembleia Legislativa

Crédito da foto: Divulgação


Recife - Os trabalhadores da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), em Pernambuco, promovem nesta quinta-feira (21) um ato na Assembleia Legislativa do Estado em protesto à ameaça de interrupção da pesquisa e a possível demissão de 66 funcionários. O protesto acontece a partir das 9h.

Realizada há 18 anos na Região Metropolitana do Recife, a pesquisa colhe mensalmente os índices de empregabilidade, além de produzir indicadores importantes, como o perfil dos trabalhadores, nível de escolaridade da força de trabalho, a inserção dos negros e mulheres no mercado, entre outros. A metodologia utilizada é a do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

A ameaça de interrupção da série histórica ocorre em função da falta de repasse de recursos do Ministério do Trabalho ao Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE), órgão do Estado ao qual a PED se vincula. O Governo do Estado sinalizou recentemente que anteciparia um valor de R$ 750 mil após um acerto feito com o Ministério do Trabalho. A promessa era de que o repasse seria realizado no último dia 18. Até o momento, porém, o valor não foi disponibilizado e os funcionários estão indo a campo com uma ajuda de custo para transporte e alimentação.

O coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores de Instituições de Ensino (SINTEEPE), Henryque Filho, informa que os funcionários têm feito um grande esforço para que a coleta de dados do mês de maio não seja prejudicada. “Por meio da articulação e mobilização dos trabalhadores da PED, o SINTEEPE e a CUT fizeram um aporte emergencial que têm permitido o trabalho de campo. Mas esta situação não pode continuar. Os trabalhadores têm passado por muitas dificuldades”, ressalta.

Após a realização do ato, em frente à Alepe, os funcionários da PED vão reunir-se com os deputados estaduais para relatar todos os problemas enfrentados pela pesquisa e pedir empenho dos parlamentares na solução do impasse. “Pernambuco não pode abrir mão de uma pesquisa com esse valor científico e social. O Governo do Estado e os parlamentares precisam encontrar uma forma de preservar o trabalho da PED e o emprego destes trabalhadores”, finaliza Henryque.

Serviço:

Ato dos trabalhadores da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED-RMR)
Local: Assembleia Legislativa do Estado
Horário: 9h
Informações para a imprensa:
Henryque Filho – 9243.6369/9946.2935

Nenhum comentário:

Postar um comentário