pt src= Dani Nurse Blog: II Ciclo de Capacitação chega à Zona da Mata e RMR

terça-feira, 18 de agosto de 2015

II Ciclo de Capacitação chega à Zona da Mata e RMR


O II Ciclo de Capacitação para os gestores municipais, promovido pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), realiza a terceira e última etapa, desta vez voltada para os servidores das cidades da Zona da Mata e da Região Metropolitana do Recife. Os cursos começaram na última segunda-feira (17), seguem até a sexta-feira (21) e acontecem em uma faculdade na Zona Sul do Recife. A iniciativa faz parte de uma estratégia maior do Governo do Estado de tratar como premissa básica da gestão o apoio aos municípios. Nesta etapa, 49 gestores se inscreveram para participar dos cursos.
Na segunda rodada de capacitação, estão sendo oferecidos os cursos de Elaboração de projetos de obras e serviços e o de Sistema de gestão de convênios e contrato de repasse (Siconv). O primeiro é ministrado por Elmar Pessoa, funcionário do Tribunal de Contas de Pernambuco, e o segundo por Alexandre Marinho, do Consórcio Metropolitano de Transportes, Grande Recife. Ao todo, 40 horas aulas são dadas.   
A secretária executiva de Planejamento, Gestão e Projetos de Moreno, Patrícia Bello Cabral de Mello, vem participando dos cursos oferecidos pela Seplag e destaca a importância deste estreitamento na relação entre Estado e municípios. “É uma iniciativa extremamente necessária para o dia a dia de uma gestão pública. Trabalho na Secretaria de Obras e, por conta da escassez de recursos, nossa estrutura é restrita. Estes cursos ajudam muito na execução das obras. A cobrança da população é grande, com isso temos que ter certa agilidade nas demandas”, afirmou Patrícia.
Já a diretora de Obras de Paulista, Fernanda Pontes Viegas,  diz que o atual momento é muito difícil e os municípios precisam encontrar alternativas para realizar os investimentos.  “A dificuldade está muito grande e, se a parceria com o Estado não estivesse acontecendo em alto nível, nossa situação estaria muito pior. Fiz os outros cursos e agora estou aqui de novo para aperfeiçoar meus conhecimentos”, disse a servidora municipal.

No I Ciclo, o Instituto de Gestão Pública de Pernambuco Governador Eduardo Campos, responsável pela organização do projeto, já havia oferecido cursos de contratação e fiscalização de obras, captação de recursos e realização de convênios. O terceiro módulo já foi definido e trará cursos sobre modelo de gestão e elaboração de orçamentos. O quarto módulo acontece até o fim do ano. A Seplag analisa a possibilidade de que eles tratem sobre a gestão de resíduos sólidos. 
Secretaria de Planejamento e Gestão

Nenhum comentário:

Postar um comentário