pt src= Dani Nurse Blog: Seminário debate o uso de energias renováveis durante da Fimmepe

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Seminário debate o uso de energias renováveis durante da Fimmepe




Pernambuco, outubro de 2015 - Com o objetivo de discutir o aproveitamento de fontes alternativas para a geração de energia, a programação desta quarta-feira da 21ª edição da Feira da Indústria Mecânica, Metalúrgica e de Material Elétrico de Pernambuco contou com o Seminário Brasileiro de Energias Renováveis. A Fimmepe Mecânica Nordeste é realizada pelo Sindicato das Indústrias Mecânicas, Metalúrgicas e de Material Elétrico de Pernambuco (Simmepe), com organização da Reed Exhibitions Alcantara Machado.  Esta edição da feira acontece junto com a Forind Nordeste – Feira de Fornecedores Industriais, e com a Movimat Nordeste – Feira Internacional de Intralogística.

Os debates, com técnicos e especialistas que utilizam esses tipos de tecnologias, aconteceram em torno de temas como: Situação atual e o uso de energia renovável, Oportunidades e perspectivas de geração e os desafios do Brasil para o aumento da oferta, Investimentos no mercado emergente de energia limpa, Políticas de financiamentos para projetos, Uso da energia solar fotovoltaica e termoelétrica no Brasil e no mundo, Equilíbrio com o meio ambiente, e Licenciamento ambiental.

De acordo com um dos palestrantes, o gerente do Núcleo Norte e Nordeste do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Saulo Cisneiros, a energia renovável será o grande diferencial de desenvolvimento do Nordeste, já que toda a região tem recursos naturais que oferecem condições favoráveis para gerar energia de forma menos impactante ou que agridem menos o meio ambiente. “O Nordeste tem o segundo maior índice de radiação solar do mundo, além da maior faixa de ventos a nível mundial, no seu Semiárido, o que justifica o nosso otimismo na expansão do uso de energia solar e eólica para o crescimento desta região”, explanou.

Outra vertente defendida pelo gerente Saulo Cisneiros é a de que a expansão do uso de redes de energias renováveis alavanca também a economia e o desenvolvimento das comunidades onde são instaladas, com aumento da renda dos moradores.

O estudante de engenharia, Clécio Vicente, que participou do evento, avaliou de forma positiva as discussões, já que teve a oportunidade de abrir um leque de informações sobre o tema. “Foi bom porque pude ouvir mais sobre os investimentos, números, pesquisas e dados sobre o crescimento, os projetos de expansão e os planos políticos para esta área, que é meu objeto de estudo”, explicou.

A Fimmepe Mecânica Nordeste acontece até esta sexta-feira (23), com cerca de 150 expositores do setor de energia renovável, máquinas e equipamentos, elétrica e eletrônica, segurança e EPI, transporte e logística. Mais informações podem ser obtidas no site: www.mecanicane.com.br

Serviço –
Fimmepe Mecânica Nordeste – Feira da Indústria Mecânica, Metalúrgica e de Material Elétrico de Pernambuco, Forind Nordeste – Feira de Fornecedores Industriais, e Movimat Nordeste – Feira Internacional de Intralogística.
Data: 20 a 23 de outubro de 2015
Horário: das 16h às 22h
Local: Centro de Convenções de Pernambuco | Olinda | PE
Realização: Simmepe
Organização: Reed Exhibitions Alcantara Machado

Eduardo Irineu

Nenhum comentário:

Postar um comentário