pt src= Dani Nurse Blog: O que o comportamento violento dos animais diz sobre os seres humanos

domingo, 9 de outubro de 2016

O que o comportamento violento dos animais diz sobre os seres humanos

A matéria está interessante.... a refletir....

------------------------
Estudo mostra que primatas eram tão violentos entre si quanto outros mamíferos, mas cultura teria nos "domesticado".

Um estudo da Universidade de Granada, na Espanha, analisou o comportamento dos mamíferos mais letais para indivíduos de sua própria espécie para tentar explicar a violência entre nós, seres humanos.

A pesquisa, publicada na revista científica "Nature", analisou o comportamento violento de mais de mil espécies de mamíferos e se debruçou
sobre cerca de 4 milhões de mortes documentadas em aproximadamente 3 mil estudos publicados nos últimos anos.

Os cientistas depois compararam esses dados com 600 estudos sobre violência entre humanos desde os tempos ancestrais até os dias de hoje.

Segundo a análise, liderada pelo professor José María Gómez, o comportamento agressivo estaria relacionado a um componente filogenético, ou seja, à história evolutiva das espécies - nesse caso, os mamíferos.

"Um certo nível de violência letal nos humanos vem do lugar que ocupamos dentro de um grupo de mamíferos em que a violência está ancestralmente presente. Isso quer dizer que os humanos herdaram a propensão para a violência de forma filogenética", diz estudo.

O estudo aponta que espécies mais parecidas tendem a demonstrar níveis similares de violência entre seus pares. Dessa forma, os pesquisadores usaram essas semelhanças para prever quão violento um mamífero deveria ser, e se a previsão excede, desafia ou cumpre com as expectativas.

De acordo com os cientistas, o Homo sapiens era na origem seis vezes mais letal que o mamífero médio, mas tão violento quanto deveria para um primata.

Evolução
O que alterou esse comportamento, segundo a pesquisa, foi o tempo e as organizações sociais criadas pelos humanos.

"No início da nossa espécie, nós éramos tão violentos quanto o esperado para a evolução dos mamíferos. Mas esse nível pré-histórico de violência não permaneceu inalterado e mudou ao longo da nossa evolução. Isso sugere que a cultura pode modular a violência letal herdada filogeneticamente nos humanos", diz o texto.

Segundo o estudo de Gómez, as populações humanas que viveram no período compreendido entre cerca de 3 mil e 500 anos atrás eram de 15% a 30% mais violentos do que somos agora.

"Esperamos que o nosso estudo ajude a esclarecer o papel que tanto a evolução como a cultura têm tido para alterar a violência letal humana", disse o especialista à revista The Atlantic.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário