pt src= Dani Nurse Blog: Secretaria de Turismo mobilizada em prol da situação do município de Ribeirão, na Mata Sul do Estado

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Secretaria de Turismo mobilizada em prol da situação do município de Ribeirão, na Mata Sul do Estado

FOTOS: HESÍODO GÓES / SETUREL-PE

O governador Paulo Câmara visita o município nesta quarta-feira (31) para avaliar a situação dos 4,2 mil pessoas, entre desabrigados e desalojados

Recife, 30 de maio de 2017 - O secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, foi designado pelo governador Paulo Câmara para ser o responsável pela situação do município de Ribeirão, um dos mais atingidos pelas fortes chuvas no Estado. Hoje à tarde, Carreras esteve no município com uma comitiva de engenheiros para conferir a situação dos 4,2 mil desabrigados e desalojados. Nesta quarta-feira (31), o secretário volta ao município, acompanhado do governador, para uma nova avaliação sobre a situação dos moradores.

Caminhões, máquinas e bombeiros trabalham para retirar a lama que deslizou das barreiras e atingiu casas de Ribeirão. Os bairros onde a situação é mais grave são Águas Claras, Progresso e Engenho Caxias, na Zona Rural, e Caxangá, Ferroviária e Beira Rio, no Centro. Uma ponte também desabou deixando os moradores de Arapibu ilhados.
“A situação é profundamente desoladora para essas famílias. Resta ao Governo de Pernambuco, junto com a Prefeitura de Ribeirão, trabalhar para restituir a dignidade desses pernambucanos. Para isso vamos tratar a questão do reabastecimento da água como prioridade na cidade já com o envio de dois caminhões pipas para o local. Também instituímos um comitê com membros da Secretaria de Turismo na CPRH de Ribeirão para designar os responsáveis pelas áreas mais atingidas”, explica o secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras.

Mais de mil casas foram desocupadas. Alguns moradores estão esperando a lama das casas baixar no Colégio Maria Cícera e na Escola Sônia Lustosa. Todos, sem exceção, necessitam de roupas, materiais de higiene, água e comida. A equipe da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado também é parceira da Prefeitura de Ribeirão na Central de distribuição de alimentos e kits de higiene. Só hoje foram distribuídos mais de 100 kits de higiene pessoal.

Entre os itens apurados com a população pela equipe da Secretaria de Turismo e pela Prefeitura de Ribeirão, os emergenciais são máquinas para retirar entulhos e requalificar ruas da Zona Rural; 850 packs de água mineral; 850 cestas básicas; 850 colchões; 850 lençóis e travesseiros; 850 kits de higiene pessoal; 20 lonas plásticas; 850 kits de higiene para as residências; 53 banheiros químicos por 30 dias; 20 banheiros para banho por 30 dias; vacinação e atendimento médico para os abrigos.

PERNAMBUCO UNIDO - O Governo de Pernambuco está empenhado e unindo forças para atender às vítimas das enchentes que atingiram a Mata Sul do Estado nos últimos dias. O governador Paulo Câmara montou um esquema de ajuda focado na mobilização de todas as pastas do governo em prol do socorro aos desalojados. Ao todo, 15 municípios declararam estado de calamidade e 45 mil desabrigados precisam de auxílio. “A mobilização da sociedade será imprescindível neste momento”, conclui Carreras.
Os interessados em colaborar com doações devem utilizar os seguintes pontos de arrecadação: Quartel da Polícia Militar do Derby, CPRH, Galpão do CEASA, UPE, Comando Geral Corpo de Bombeiros, SECID, Detran, EPTI e CTM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário