pt src= Dani Nurse Blog: Maracatu Rural Águia Formosa promove roda de diálogo “Brincando com os mestres – uma vivência com quem faz do brinquedo sua missão”

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Maracatu Rural Águia Formosa promove roda de diálogo “Brincando com os mestres – uma vivência com quem faz do brinquedo sua missão”

Foto de Eric Gomes

Ação do “Projeto Azougue – Manutenção Maracatu Rural Águia Formosa” acontece neste sábado (02), às 10h, na Sede do Maracatu, em Tracunhaém. Iniciativa contará com tradução para Libras

Maracatu Rural Águia Formosa encerra as atividades de 2017 do “Projeto Azougue – Manutenção Maracatu Rural Águia Formosa” com a roda de diálogo “Brincando com os mestres – uma vivência com quem faz do brinquedo sua missão”. A atividade será realizada na sede do Maracatu, que fica na Rua do Rosário, 11 – Centro, Tracunhaém, Zona da Mata Norte de Pernambuco, neste sábado (02/11), às 10h. A ideia é promover uma troca de saberes e aproximação entre o público e os Mestres Griôs. O evento é gratuito, aberto ao público e contará com tradução para língua brasileira de sinais (Libras). 
Como forma de destacar a importância dos mestres maracatuzeiros para a manutenção e perpetuação da cultura popular e suas importâncias histórica e artística para o território e o acervo imaterial de Pernambuco, a roda de diálogo contará com a participação da Mestra Cristiane Mota (Maracatu Coração Nazareno – Nazaré da Mata), Mestra Joelma Maria (Maracatu Leão Formoso – Nazaré da Mata), Mestre Edmilson Honório (Maracatu Águia Formosa) e Mestre Barachinha (Maracatu Estrela Dourada – Buenos Aires). A mediação ficará por conta do Mestre Maciel Salú, integrante do Maracatu Rural Águia Formosa. 
Sobre o “Projeto Azougue – Manutenção Maracatu Rural Águia Formosa” – A ação iniciada em 2016 conta com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura de PernambucoGoverno do Estado de Pernambuco. Todas as atividades da iniciativa são realizadas pelo Maracatu Rural Águia Formosa, Grão – Comunicação e Cultura Maciel Salú. 
“A aproximação com o público, com os moradores de Tracunhaém é muito importante. Quando as pessoas conhecem melhor os maracatus, elas entendem a cultura do seu bairro, da sua cidade, do seu estado. Mesmo que essas pessoas, que esses jovens não ingressem no brinquedo, todos passam a respeitar os integrantes e os próprios maracatus”, explica o Mestre Maciel Salú, coordenador geral do Projeto Azougue. 
Sobre o Maracatu Rural Águia Formosa – O Maracatu Rural Águia Formosa foi fundado em 1999 pelo Mestre Edmilson Honório em Tracunhaém. Em 2002, passou a integrar a Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco. Hoje, com mais de 140 integrantes, o Águia Formosa tem o desafio de pensar e estruturar ações que se concentram não apenas no campo da cultura, mas também na promoção social. 
Por sua missão ampla, o Águia Formosa faz com que seu trabalho de formação com crianças, adolescentes e jovens, em sua maior parte em situação de vulnerabilidade social, seja cada vez mais abrangente. Foi com este pensamento que o grupo é considerado um dos Maracatus mais atuantes na sua cidade de origem. 
Por sua força, foi convidado a participar do Festival Mundial das Artes Negras (Senegal, 2010), onde representou o Brasil e fez erguer-se a bandeira de Pernambuco. Além disso, segue com atividades durante todo o ano para a manutenção e difusão do Maracatu Rural. Durante o Carnaval, oÁguia Formosa percorre todo o estado para mostrar a sua força e suas tradições.

Serviço:
Projeto Azougue – Manutenção Maracatu Rural Águia Formosa
Incentivo: Funcultura PE, Fundarpe, Secretaria de Cultura de Pernambuco e Governo do Estado de Pernambuco
Realização: Maracatu Águia Formosa, Grão – Comunicação e Cultura e Maciel Salú

Roda de diálogo “Brincando com os mestres – uma vivência com quem faz do brinquedo sua missão”
Mediação: Mestre Maciel Salú
Participantes: Mestra Cristiane Mota, Mestra Joelma Maria, Mestre Edmilson Honório e Mestre Barachinha
Quando: sábado (02/12), às 10h
Onde: Sede do Maracatu Rural Águia Formosa (Rua do Rosário, 11 – Centro, Tracunhaém|PE)
Entrada: evento aberto ao público e gratuito
Informações: m.aguiaformosa@gmail.com ou telefone (81) 99169-2021

Dulce Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário